Deus, ou Tirania

Platão era um pagão. Ele não sabia nada sobre Moisés, nem, obviamente, sobre Cristo. Platão era também um grande filósofo — talvez o homem mais brilhante que jamais viveu. Seu extenso conhecimento incluía um entendimento claro do curso da história. De uma forma não-cristã, ele reconheceu uma tendência à deterioração — tanto em indivíduos quanto em governos, e os livros VII e IX da República mostram a inevitabilidade da tirania e da ditadura.

O cristão com a luz da revelação de Deus pode ver com mais clareza que Platão. A Bíblia nos ensina que “o Senhor reina; tremam os povos” (Sl 99.1). Que “Deus é o Rei de toda a terra” (Sl 47.7). E que “ele remove os reis e estabelece os reis” (Dn 2.21). Quando Deus é reconhecido no governo, então, o povo tem certos direitos inalienáveis — direitos que o governo não conferiu e, portanto, não pode tirar. Quando Deus é reconhecido no governo, os governantes são limitados por um poder superior, o Rei dos reis e Senhor dos senhores, e a vontade arbitrária deles será restringida. Mas quando uma nação, seu povo e governantes, se esquecem de Deus, eles não reconhecem nenhum poder superior.

Então, os direitos humanos são vistos como privilégios concedidos pelo estado, e portanto, podem ser retirados. Quando Deus é destronado, o estado se torna supremo e o governo se torna totalitário. E isso é tirania. Mesmo que os governantes sejam eleitos pelo povo, isso ainda é tirania.

Quando Deus é destronado, o estado se torna supremo e o governo se torna totalitário. E isso é tirania. Mesmo que os governantes sejam eleitos pelo povo, isso ainda é tirania.

— Gordon Clark

A garantia dos direitos humanos, a preservação da liberdade religiosa e a liberdade do totalitarismo, só podem ser mantidas com princípios cristãos de governo. Devemos reconhecer, acreditar e adorar a Deus. Não existe nenhuma outra forma de restringir o desejo pelo poder. Rogamos que você adore a Deus por meio de Jesus Cristo pela a sua própria salvação do pecado e do inferno. Rogamos, também, que você adore a Deus por meio de Jesus Cristo, pelo bem da nossa nação.

Deve haver um governo. Alguém deve governar. Mas os homens devem ser governados por Deus, ou serão governados por tiranos.


Autor: Gordon Clark | Tradução: Thiago McHertt