Catecismo Covid-19: Perg. 01

Em tempos de incerteza como este, qual é a primeira coisa da qual deveríamos nos lembrar como cristãos?

A primeira coisa da qual devemos nos lembrar em tempos inquietos como este é que Deus está no controle. Ele é soberano sobre todas as coisas, e é soberano nesta circunstância específica. Ele é o Deus das galáxias e dos germes. E ele é o Deus dos governos.

Sua autoridade soberana é tanto extensiva quanto intensiva. Algumas vezes pensamos sobre ela como sendo um tipo de “autoridade panorâmica” e ficamos felizes com a idéia dele contemplando as galáxias. Mas Jesus nos ensina a ampliar o nosso entendimento da sua autoridade soberana a todos os pequenos detalhes. Deus é quem conta os cabelos da nossa cabeça, e a maioria de nós consideraria esta uma informação irrelevante ou trivial. Um passarinho não pode cair em terra sem a vontade do Pai (Mt 10.29). Jesus aplica isso com um nítido não temais, pois, para ele vocês valem mais do que muitos passarinhos (Mt 10.31).

Mas suponha por um momento que seu controle divino sobre todas as coisas não fosse verdadeiro. Então realmente teríamos um motivo para nos preocupar, certo? Quando coisas ruins acontecem conosco, e estamos tentando compreender o sentido de tudo, uma das explicações teria de ser que simplesmente ficamos presos no maquinário. Ou as coisas ruins acontecem conosco têm um propósito e significado, ou não. E se, de fato, elas têm um propósito e significado, então esse significado deve vir de Deus.

Como um homem andando na corda bamba, dois grandes perigos nos confrontam aqui — ou seja, podemos cair para a esquerda, ou para a direita. A esquerda seria a possibilidade de pegar o coronavírus e passar por grande dificuldade por isso. A direita seria os oficiais do governo tomarem decisões desesperadas que ameaçam destruir nossa fonte de sustento. Mas lembre-se que todas essas coisas estão nas mãos de um Deus soberano.

O Deus que conta os cabelos da nossa cabeça é mesmo que sabe quantas vezes um vírus gira no ar quando alguém tosse, e quanto tempo ele paira por lá. E se Deus pode inclinar o coração do rei na direção que deseja (Pv 21.1), então, certamente ele poderá fazê-lo mesmo quando o gabinete está cheio de conselheiros em pânico.

E se Deus pode inclinar o coração do rei na direção que deseja (Pv 21.1), então, certamente ele poderá fazê-lo mesmo quando o gabinete está cheio de conselheiros em pânico.

— Douglas Wilson

O vírus é um mal natural e o pânico é um mal moral, mas Deus é quem pode direcionar todas as coisas, mesmo as ruins, para um desfecho de bênção para o seu povo. Você se lembra como ele usou a malícia do diabo e a traição de Judas para realizar a salvação do mundo (At 4.26-28)? Lembra disso?

Todas as coisas realmente cooperam juntas para o bem daqueles que amam a Deus, dos que foram chamados segundo o seu propósito (Rm 8.28). E todas as coisas inclui o Covid-19 e o pânico do Covid. Todas as coisas.


Autor: Douglas Wilson | Tradução: Thiago McHertt